Género: Drama
Realizador: Jerzy Skolimowski
Com: Artur Steranko, Kinga Preis, Jerzy Fedorowicz e Redbad Klynstra, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.
"Cztery Noce Z Anna" é um filme polaco, e portanto mais alternativo e porventura menos capaz de captar a atenção do público em geral. Localizado numa pequena, escura e suja vila industrial no norte da Polónia, acompanha a vida de Leon, um homem de meia idade, que trabalha no crematório de um hospital, e que vive com a sua doente mãe nos arredores deste. Um terreno baldio separa a sua casa dos aposentos das enfermeiras, onde Anna vive. Leon desenvolve uma obsessão por esta, e congemina um plano para se infiltrar na casa desta durante a noite. Mas o seu objectivo não é óbvio, ao contrário do que possa imaginar...
Este é um filme depressivo, um drama pesado e sombrio, em torno de um homem solitário, tímido e com um aparentemente ligeiro problema mental. É um filme que recorre mais à imagem do que à palavra para contar a sua história, havendo poucos diálogos durante a sua duração. Nota-se, a espaços, algumas cenas que trazem à memória o cinema suspense de Hitchcock, no entanto "Cztery Noce Z Anna" apresenta, no geral, uma trama demasiado previsível para nos surpreender.
As limitações do orçamento são visíveis, o que resulta em algumas situações no mínimo rídiculas, como uma cena logo no início onde se vê uma vaca morta a flutuar rio abaixo, ao sabor da corrente, mas onde se nota claramente que a vaca não é nada mais do que um simples bloco de esferovite ou similar, esculpido na forma do animal. Felizmente que isto não é suficiente para estragar o resto da experiência, que tira especial partido dos cenários, do ambiente e da decadência dos edifícios da vila, inspirados nas pequenas cidades da antiga união soviética. É um filme curto mas muito bem realizado, com um objectivo bem definido e que cumpre bem a sua missão, mas que também não tenta mais do que isso. Uma última nota para Artur Steranko, com um grande desempenho no papel de protagonista.
O melhor: Artur Steranko e a sua personagem.
O pior: demasiado simplista.
Alternativas: L'Histoire D'Adèle H. (1975), Átame! (1975)
Classificação IMDB: 7.1/10
Classificação RottenTomatoes: n/a
Sem comentários:
Enviar um comentário