sábado, 27 de junho de 2009

Revanche (2008)

Género: Drama
Realizador: Götz Spielmann
Com: Johannes Krisch, Irina Potapenko, Ursula Strauss e Johannes Thanheiser, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Alex é um dos empregados de um chefe de uma rede de prostituição em Viena, Áustria. É devido a este emprego que Alex conhece Tamara, uma prostituta de rua ucraniana, por quem se apaixona. A paixão cresce entre os dois, que sonham com o dia em que fugirão para o sul e viverão tranquilamente. Quando Tamara é recrutada para efectuar serviços de call-girl, ela sabe que há mais por detrás disso, e Alex põe em marcha um plano para conseguirem o dinheiro que os possibilitará fugir e viver longe daquele local, deixando para trás os tempos difíceis.

Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, este filme austríaco traz-nos o melhor do cinema europeu, a sua autenticidade, mas com uma narrativa também muito boa, o que acaba por surpreender pois normalmente é o ponto fraco dos filmes europeus. "Revanche" é uma brilhante visão do submundo da prostituição no leste da Europa, um exercício sobre as diferenças entre a urbanidade e a ruralidade, e um interessante estudo sobre as personagens.

Mas o melhor do filme são sem dúvida as personagens. Incrivelmente bem construídas, com personalidades, emoções e defeitos com os quais nos conseguimos relacionar, captam o nosso interesse e criam laços com a audiência como dificilmente se vê.

É um filme com cenas de acção, com cenas de romance e até com alguns momentos de comédia, mas tudo isto se torna secundário quando nos deixamos absorver pela narrativa e nos apaixonamos pelas personagens.

Não é possível descrever a beleza e a qualidade deste filme, tem mesmo que o ver. Recomendo-o sem qualquer hesitação, é uma obra-prima.

O melhor: as personagens.
O pior: o ritmo lento não agradará aqueles mais habituados às produções de Hollywood.
Alternativas: Leave Her To Heaven (1945), Big Fish (2003), 12 (2007)

Classificação IMDB: 7.6/10
Classificação RottenTomatoes: 7.5/10

Sem comentários: