sexta-feira, 19 de junho de 2009

In The Electric Mist (2008)

Género: Drama/Thriller
Realizador: Bertrand Tavernier
Com: Tommy Lee Jones, John Goodman, Peter Sarsgaard e Justina Machado, entre outros.
Trailer
Poster encontrado aqui.

Dave Robicheaux é detective da polícia da pequena comunidade de New Iberia, nos arredores de New Orleans. Em mãos tem o caso de um brutal assassinato de uma prostituta local, que ele tenta ligar a Julie "Baby Feet" Balboni, um mafioso local. Enquanto isso, a gravação de um filme com grandes estrelas do cinema inicia-se na localidade, e a excentricidade de actores e produtores vem abalar a tranquilidade instalada na população. Simultaneamente, um esqueleto encontrado em circunstâncias estranhas vem levantar a poeira que estava assente sobre um terrível acontecimento esquecido no passado.

Tommy Lee Jones volta a encarnar uma figura da lei à moda antiga, o típico xerife dos tempos modernos, que parece ainda teimar viver nas regiões mais a sul dos Estados Unidos, como o Texas ou o Louisiana. E o seu desempenho também está ao nível a que nos habituou, um actor experiente como ele não engana. O resto do elenco, desde os actores mais reputados até aos desconhecidos, cumpre competentemente a sua missão, mas não esperem nenhuma performance de encher o olho.

Longe de ser um filme brilhante, "In The Electric Mist" vai ainda assim buscar alguma força com o seu estilo narrativo diferente, ao qual não é alheio o facto de ser realizado e produzido por um francês. Com uma série de histórias secundárias que dão profundidade ao enredo, temo aqui um drama emotivo, com um ritmo lento, que tenta captar a essência da população local e do espaço onde vivem, e onde o lado criminal, ao contrário do que se possa pensar à partida, é apenas acessório.

Um filme que só posso recomendar aos verdadeiros amantes do género, pois é sem dúvida um filme que não agradará a toda a gente.

O melhor: boa recriação do ambiente local.
O pior: algumas cenas são um bocado forçadas.
Alternativas: Mystic River (2003)

Classificação IMDB: 6.2/10
Classificação RottenTomatoes: 6.0/10

Sem comentários: