segunda-feira, 22 de junho de 2009

Punisher: War Zone (2008)

Género: Acção
Realizador: Lexi Alexander
Com: Ray Stevenson, Dominic West, Doug Hutchison e Wayne Knight, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

"Punisher: War Zone" é a adaptação para filme de uma das mais violentas bandas desenhadas da Marvel. Frank Castle, conhecido como The Punisher, é um anti-herói que persegue os criminosos que a polícia não condena ou não consegue capturar, fazendo justiça pelas próprias mãos. Após uma violenta incursão no território de uma família mafiosa local, Frank Castle mata um agente do FBI que trabalhava infiltrado, e agora terá de lidar com o facto de ter morto um homem inocente, um dos "bons". Para piorar a situação surgem em cena Jigsaw, um criminoso sem escrúpulos, e o seu irmão Loony Bin Jim, um psicopata lunático, que perseguem Punisher em busca de vingança.

Em primeiro lugar é necessário clarificar que esta nova incursão pelo universo da personagem Punisher nada tem a ver com os seus filmes homónimos de 1989 e de 2004, se bem que o podemos ver como uma sequela espiritual. Uma nova realizadora, um novo actor a encarnar o protagonista, uma abordagem diferente ao universo do anti-herói. Este filme tenta ser mais fiel ao espírito da banda desenhada do que os anteriores, o que significa muitos criminosos mortos, de formas tão espectaculares como violentas. E o filme não se cansa de nos mostrar esta violência, o que faz com que a sua visualização pelas faixas etárias mais baixas não seja recomendada.

Frank Castle é aqui interpretado por Ray Stevenson, o inesquecível Titus Pullo da série televisiva "Rome", dando uso à sua impressionante estampa física para nos trazer um Punisher mais ameaçador, quando comparado com a versão de 2004. No entanto ao nível do desempenho o actor acaba por deixar bastante a desejar, numa actuação sem chama e um tanto ou quanto forçada. Tal como praticamente todos os outros personagens, que não conseguem trazer realismo ao enredo, prejudicando assim o desempenho global do filme. Ainda a nível de enredo, notam-se algumas ligeiras diferenças entre as personagens secundárias da banda desenhada e as suas recriações neste filme, o que poderá afastar alguns dos seus fãs.

Mas os problemas não se ficam por aqui, pois a nível visual também se notam alguns defeitos, particularmente nos efeitos especiais e nas explosões, que só podem ser descritos como medíocres. Pelo menos proporcionam alguns momentos que nos conseguem fazer soltar uma gargalhada.

"The Punisher" é um filme de acção desmiolada pura e dura, com alguns momentos de humor negro, repleto de situações revisitadas e frases feitas, e que faz da violência exagerada o seu cavalo de batalha. Não agrada a toda a gente, mas há sempre aqueles que olham para os filmes não pela sua recriação sem mácula da realidade, mas sim pela capacidade que estes têm de nos entreter durante algumas horas e fazer esquecer tudo o que nos rodeia, e é a esses que este filme se destina.

O melhor: os momentos de acção espectacular.
O pior: os efeitos especiais.
Alternativas: Sin City (2005), Shoot 'Em Up (2007), The Dark Knight (2008)

Classificação IMDB: 6.2/10
Classificação RottenTomatoes: 4.3/10

Sem comentários: