quarta-feira, 24 de junho de 2009

Role Models (2008)

Género: Comédia
Realizador: David Wain
Com: Seann William Scott, Paul Rudd, Elizabeth Banks e Jane Lynch, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Danny e Wheeler são dois trintões que trabalham numa empresa que produz bebidas energéticas, e que percorrem as várias escolas da região para promover a bebida entre os mais jovens. Wheeler, um homem que não consegue conter-se quando vê um rabo de saias, até gosta daquilo que faz, mas Danny, sarcástico e soturno, odeia o seu trabalho. Após um incidente, os dois são condenados a passar o algum tempo na prisão ou cumprir 150 horas de serviço comunitário. Eles escolhem a segunda opção, sem hesitar. O que eles não sabiam era que o serviço comunitário seria efectuado na "Asas Robustas", uma associação de apoio a jovens, que consiste em emparelhar cada criança com um adulto. Danny fica encarregue de Augie, um jovem nerd que adora participar numa recriação de uma sociedade medieval fictícia; Wheeler, por seu lado, tem sob a sua alçada um problemático miúdo cheio de atitude e com um feitio impossível de aturar. Cabe-lhes agora cumprir a missão de se tornarem bons exemplos para as crianças, com a prisão como única alternativa.

Como praticamente todas as comédias (salvo raras excepções que vêm dar uma lufada de ar fresco ao género), o enredo desta é extremamente linear e previsível, portanto o filme tem que ir buscar forças a outros aspectos. E este filme tenta fazer isso principalmente da forma mais óbvia: o seu lado cómico. E de facto consegue fazer isso bastante bem, proporcionando à audiência uma grande sequência de situações cómicas, capazes de arrancar um sorriso até ao mais sisudo dos espectadores. Os temas abordados também conseguem ser algo diferentes dos usuais, como por exemplo o universo "Dungeons & Dragons", e muito bem explorados.

A nível dos actores destaco o bom entendimento entre Paul Rudd e Seann William Scott, os protagonistas, que apesar das suas personalidades tão díspares se complementam perfeitamente. O pequeno Bobb'e J. Thompson foi para mim uma agradável surpresa, com o seu estilo vivaço, sendo responsável por si só por alguns dos momentos mais hilariantes da película. No entanto a personagem que mais sobressai, na minha opinião, é a interpretada por Jane Lynch, a imprevisível fundadora da associação para crianças.

O filme baseia-se na já desgastada premissa "Faz aquilo que te faz feliz", mas consegue de facto parecer verdadeiro ao transmitir essa mensagem devido à forma como o faz.

Em suma, "Role Models" é um filme com vários momentos hilariantes e que pretende transmitir uma mensagem positiva. Possui alguns defeitos, é certo, mas pode ser uma boa companhia para um domingo à tarde, se gostar do género.

O melhor: bons momentos de humor.
O pior: não inova em nenhum aspecto; muito previsível.
Alternativas: Big Daddy (1999), The Kid (2000), Wedding Crashers (2005)

Classificação IMDB: 7.3/10
Classificação RottenTomatoes: 6.5/10

Sem comentários: