Género: Drama
Realizador: Sharon Maguire
Com: Michelle Williams, Ewan McGregor, Matthew MacFadyen e Sidney Johnston, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.
Na capital inglesa, encontramos a típica família londrina de classe média: um casal jovem, com um filho de quatro anos, que vive num modesto bloco de apartamentos, com a equipa de futebol do Arsenal como religião, e o "Top Gear" como programa favorito de televisão. A jovem mãe encarrega-se de cuidar da casa e do filho, enquanto o seu marido trabalha como polícia no departamento de desactivação de explosivos. Desiludida com a falta de atenção que o seu marido lhe proporciona, ela encontra num rico repórter que vive do outro lado da rua alguém que a satisfaz como mulher. No May Day (1 de Maio), um dia muito importante na tradição britânica, pai e filho dirigem-se até ao estádio para ver um grande jogo da sua equipa, enquanto ela convida o seu amante para a sua casa. Nos braços deste, é assolada pela terrível tragédia que a televisão noticia: um atentado terrorista em larga escala em pleno estádio do Arsenal.
Este é um filme sobre emoções. Sobre a dor de uma mulher que perde a família devido a um atentado terrorista, uma guerra travada por outras que entra na sua vida. Sobre a sentimento de culpa de uma mulher adúltera, que vê o seu marido morrer enquanto pratica sexo com outro homem. Sobre as dúvidas de uma mulher que, num momento de luto, se vê assediada por dois homens que procuram o seu amor. Sobre as dificuldades de colocar atrás das costas os acontecimentos do passado e começar de novo.
O título, "Incendiary", vai buscar inspiração a dois acontecimentos incontornáveis na história londrina: o Grande Incêndio de Londres, em 1666, e o bombardeamento nazi durante a IIª Guerra Mundial. Nestas situações a cidade ficou em ruínas mas voltou a levantar-se, mais pujante que nunca. E é esta a premissa do argumento, que traça um paralelismo com estes dois eventos: até que ponto uma mulher completamente destroçada consegue reunir forças para retomar a sua vida?
"Incendiary" é um daqueles filmes que nos deixam com as opiniões divididas. É um filme que denota um excelente trabalho de câmaras, com cenas muito bem montadas e, de uma forma geral, de uma beleza rara. É também um filme extremamente introspectivo, que nos faz questionar várias ideias pré-concebidas. No entanto o seu ritmo lento, as cenas repetitivas e o argumento confuso em alguns pontos prejudicam visivelmente o resultado final. É um daqueles filmes em que "menos seria mais", pois perde-se em histórias secundárias de menor importância, não tratando o cerne do filme com a atenção necessária.
Michelle Williams, no papel principal, brinda-nos com um desempenho exemplar na pele de uma mulher que vai perdendo o controlo da sua vida, e torna-se sem grande esforço na principal razão de interesse do filme. Não fosse a sua actuação soberba, que nos consegue fazer sentir a dor que a sua personagem atravessa, e este filme não teria grandes argumentos para nos convencer a dar-lhe uma oportunidade. A simpatia de Sidney Johnston também nos consegue cativar nos primeiros momentos do filme mas, com excepção de alguns momentos de Ewan McGregor, nada mais há de relevo neste aspecto.
Concluindo, trata-se de um filme que está a alguma distância de ser considerado um bom filme, e que certamente não terá opiniões unânimes quanto à sua qualidade. Tem tantas aspirações que o todo acaba por ser bem pior que a soma das partes. Só o posso recomendar a quem se sentir interessado pelo tema.
O melhor: Michelle Williams.
O pior: confuso e repetitivo.
Alternativas: The English Patient (1996), Munich (2005), Notes on a Scandal (2006)
Classificação IMDB: 6.0/10
Classificação RottenTomatoes: 3.8/10
Sem comentários:
Enviar um comentário