quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

The Boy In The Striped Pyjamas (2008)

Género: Drama
Realizador: Mark Herman
Com: Asa Butterfield, Jack Scanlon, David Thewlis e Vera Farmiga, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

"The Boy In The Striped Pyjamas" conta-nos a história de Bruno, um rapaz de oito anos, que vive em Berlim nos anos imediatamente anteriores à II Guerra Mundial. O seu pai, oficial do exército germânico, é promovido a comandante, e esta promoção exige que a família se mude para uma casa no campo. Aquilo que Bruno não sabe, é que ali perto se encontra um campo de concentração e que o seu pai é o responsável por ele. Bruno consegue ver o campo através de uma janela no seu quarto, mas devido à sua inocência confunde-o com uma quinta onde as pessoas andam sempre de pijama às riscas. Intrigado por esta situação, e apesar da proibição dos pais, Bruno parte à descoberta das redondezas. E é assim que ele conhece Shmuel, um rapaz judeu da sua idade que está no campo de concentração, e com quem trava amizade.

Este é mais um filme que expõe as atrocidades do Holocausto, porém distancia-se dos demais ao mostrar-nos uma história pelos olhos inocentes de uma criança, que passo a passo se vai apercebendo da negra realidade.

Com boas performances dos seus principais protagonistas, destaco o desempenho do jovem Shmuel (Jack Scanlon), pois é impossível ficar indiferente à tristeza do seu olhar. A nível da caracterização também não há nada a apontar, tudo está de acordo com a época a que o filme se refere. Apesar de ser um filme do qual não conseguimos levantar os olhos durante a sua visualização, um olhar mais cuidado revela um enredo algo básico, que utiliza as nossas emoções para colmatar as suas falhas. Um outro ponto negativo, para mim, foi a utilização do idioma inglês em detrimento do alemão, que apesar de permitir uma melhor compreensão por parte de um maior número de pessoas, retira no entanto alguma autenticidade ao filme.

Quem vê este filme não o esquece facilmente nem lhe fica indiferente, algo que (apesar de não ser factor determinante) geralmente prova que estamos perante um bom filme. Recomendo-o sem qualquer dúvida.

O melhor: uma abordagem diferente de um tema que tem sido bastante explorado no cinema.
O pior: a utilização da língua inglesa por razões meramente comerciais.
Alternativas: Schindler's List (1993), La Vita È Bella (1997), The Pianist (2002)

Classificação IMDB: 7.8/10
Classificação RottenTomatoes: 6.3/10

Sem comentários: