segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vicky Cristina Barcelona (2008)

Género: Drama/Romance
Realizador: Woody Allen
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson), duas amigas norte-americanas, vão passar o Verão em Barcelona. Estas duas personagens são bastante diferentes: enquanto Vicky é uma mulher sensível, prestes a casar, e com os pés bem assentes na terra, Cristina é uma mulher que anseia pela novidade, que "não sabe o que quer, mas sabe o que não quer". Vicky aproveita a sua estadia em Barcelona para elaborar a sua tese sobre "A Identidade Catalã", mas Cristina apenas se quer divertir e aproveitar as férias.
Após uma visita a uma exposição, elas conhecem o pintor Juan Antonio (Javier Bardem), e envolvem-se numa teia de emoções e relacionamentos que mudará as vidas dos três, bem como a de Doug, noivo de Vicky, e Maria Elena (Penelope Cruz), ex-mulher de Juan Antonio.

O filme é, antes de mais, uma interrogação acerca das convicções pessoais de cada um sobre o que é o amor e o que é a sexualidade. É uma tentativa de Woody Allen de abanar a sociedade, e confrontar-nos com relações afectivas não convencionais, ou pelo menos diferentes daquelas que a sociedade ocidental define como padrões. É, no fundo, uma obra sobre a colisão dos valores da nossa civilização com a força irracional da paixão.

Uma última nota para a beleza dos cenários, que alternam fundamentalmente entre Barcelona e Oviedo, e que dão um aspecto único ao filme.

Concluindo, apesar de o considerar um bom filme (e a nomeação para o Óscar de Melhor Filme deste ano vem, aparentemente, confirmá-lo), admito que me desapontou um pouco, fruto provavelmente da expectativa gerada. Não é um filme fácil de ver, mas se procura um filme que seja capaz de o pôr a reflectir, tem aqui muito bom material.

O melhor: os relacionamentos entre as personagens.
O pior: se não aprecia os filmes de Woody Allen não mudará de opinião; muitos clichés.
Alternativas: M. Butterfly (1993), American Beauty (1999), Match Point (2005)

Classificação IMDB: 7.5/10
Classificação RottenTomatoes: 6.9/10

Sem comentários: