quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Vals Im Bashir (Waltz With Bashir) (2008)

Género: Animação/Drama/Guerra
Realizador: Ari Folman
Com vozes de: Ari Folman, Ron Ben-Yishai, Ronny Dayag e Dror Harazi, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

"Vals Im Bashir" é um filme israelita que surpreendeu tudo e todos com a sua visão crua sobre o massacre de Shaba e Shatila, dois campos de refugiados no Líbano, em 1982.

O filme começa com dois amigos à conversa num bar, onde um deles conta ao outro o seu pesadelo recorrente, onde ele é perseguido por 26 cães. Todas as noites, o mesmo pesadelo. Após alguma conversa, os dois reconhecem que só pode estar relacionado com a Primeira Guerra do Líbano, onde ambos participaram como militares em algumas missões. No entanto, e para sua surpresa, nenhum dos dois se consegue lembrar daquilo que aconteceu nesse período das suas vidas. Intrigado pela situação, o protagonista decide procurar os seus amigos ex-militares para tentar recordar os momentos que a sua memória teima em esconder.

A história é contada em jeito de documentário, com o protagonista na sua luta pessoal para descobrir aquilo por que passou durante os seus tempos de militar. É, em alguns pontos, uma visão desconcertante e perturbante sobre a guerra e as suas consequências, de ambos os lados do conflito.

A animação possui um estilo muito próprio, com as pessoas e os cenários desenhados à mão, transmitindo quase a sensação de estamos a ler uma banda desenhada noir. Ao nível do som, uma boa selecção de músicas que misturam o rock dos anos 80 com músicas israelitas.

Apesar de se tratar de uma animação, é absolutamente não recomendado a crianças, devido aos temas que trata. E não é um filme que deixe um sentimento agradável após a sua visualização... Porém, não há dúvidas que estamos perante um bom filme, mas é preciso ter a mente bem aberta para o podermos absorver plenamente. Um filme brilhante e poderoso, altamente recomendado.

O melhor: o estilo visual; a denúncia das atitudes bárbaras levadas a cabo em cenário de guerra.
O pior: inacreditável a forma como foi nomeado para os Óscares apenas na categoria de melhor filme estrangeiro, e ignorado pelas cadeias de cinema nacionais.
Alternativas: Apocalypse Now (1979), Full Metal Jacket (1987), Casualties Of War (1989), Persepolis (2007)

Classificação IMDB: 8.2/10
Classificação RottenTomatoes: 8.3/10

Sem comentários: