terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Madagascar: Escape 2 Africa (2008)

Género: Animação/Comédia/Aventura
Realizadores: Eric Darnell e Tom McGrath
Com vozes de: Ben Stiller, Chris Rock, David Schwimmer, Jada Pinkett Smith e Sacha Baron Cohen, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este filme é a sequela de "Madagascar", lançado em 2005, e continua a história iniciada neste. Os quatro protagonistas (o leão Alex, a zebra Marty, a hipópotamo Gloria e a girafa Melman), com a ajuda dos animais locais, abandonam a ilha de Madagáscar em direcção a Nova Iorque, mas um acidente deita por terra este objectivo e eles vêm-se subitamente em plena savana africana. Aqui, Alex encontra a sua família, mas o rumo que a sua vida seguiu e os hábitos que adquiriu no jardim zoológico de Central Park causam alguns problemas de integração e aceitação por parte dos outros animais.

"Madagascar: Escape 2 Africa", bem como praticamente todos os filmes de animação da DreamWorks ou da Pixar, tenta agradar tanto a crianças como a adultos. Porém, este equilíbrio é difícil de alcançar, e só os melhores conseguem triunfar. Este filme tem um aspecto muito apelativo para os mais jovens, e a história simples ajuda a captar a atenção destes, mas as referências à cultura popular (que são para os mais velhos um dos motivos de interesse) passam-lhes completamente ao lado. No outro extremo, o enredo demasiado simplista poderá não convencer uma larga fatia do universo adulto. Há também uma grande similaridade entre o argumento deste filme e o de "Lion King", situação que poderá agradar a uns mas desagradar a outros.

As performances vocais estão absolutamente deliciosas, no seguimento daquilo a que a DreamWorks nos tem habituado nos últimos tempos. E o humor, que oscila entre o ridículo e o mordaz, é capaz de agradar às várias faixas etárias. As personagens parecem mais desenvolvidas do que no original, e de um modo geral o enredo é mais coeso.

Na minha opinião, "Madagascar: Escape 2 Africa" consegue superar o seu antecessor, e é um bom filme para ver em família. Mas não eleve muito as espectativas, e tenha em atenção os aspectos que referi.

O melhor: aspecto visual cartoonesco e muito colorido.
O pior: argumento muito simples.
Alternativas: Lion King (1994), Ice Age (2002), Finding Nemo (2003)

Classificação IMDB: 7.0/10
Classificação RottenTomatoes: 5.9/10

Sem comentários: