quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Shoot on Sight (2007)

Género: Drama/Crime/Thriller
Realizador: Jag Mundhra
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

Este filme passa-se em Londres, após os atentados terroristas de 2005. Acompanhamos a história de Tariq Ali, um muçulmano que é comandante da Scotland Yard. Após um muçulmano ser abatido pela polícia no metro, suspeito de terrorismo, a comunicação social coloca a polícia sobre ataque cerrado, e Tariq é encarregue de conduzir um inquérito para apurar se tudo decorreu de acordo com a lei.

Tariq encontra-se numa situação ingrata. É olhado com suspeição pelos seus colegas e superiores na polícia por ser muçulmano, e é também olhado de lado pela comunidade muçulmana, por ser polícia.

Este filme é uma crítica ao preconceito perante os árabes. A sua tagline é um bom exemplo disso: "Is it a crime to be Muslim?" ("É crime ser muçulmano?"). Mas não deixa de apontar o dedo aos muçulmanos fanáticos, como está bem explícito numa frase que uma das personages diz ("A questão não é se todos os muçulmanos são terroristas, mas sim se todos os terroristas são muçulmanos."). É um filme que nos mostra a vida de um muçulmano não-extremista, na sociedade ocidental, e os impactos que as acções dos muçulmanos fanáticos podem ter nas suas vidas.

De um modo geral, estamos perante um filme interessante. As questões que levanta são pertinentes perante o cenário global actual, e apesar da sua história se tornar previsível a partir de um certo ponto, consegue ainda assim prender-nos em frente ao ecrã.

O melhor: abordagem de um tema sensível e polémico.
O pior: não consegue escapar a alguns clichés; as performances dos actores deixam algo a desejar.
Alternativa: Black & White (2008)

Classificação IMDB: 6.1/10
Classificação RottenTomatoes: 4.2/10

Sem comentários: