Género: Aventura/Fantasia
Realizador: Gil Kenan
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.
Após eventos não relatados no filme, o destino da humanidade parece perdido. Um grupo de cientistas, arquitectos e engenheiros reúne-se e decidem criar e popular uma cidade subterrânea. Uma mensagem é colocada numa mala que é selada, com um mecanismo que só possibilitará a sua abertura 200 anos depois. O objectivo é que algumas gerações de humanos possam assim sobreviver, completamente alheias aquilo que se passa no exterior da cidade, e voltar a popular o planeta se isso for possível. A mala é entregue ao primeiro mayor da cidade, que a deverá passar de sucessor em sucessor. Mas com o passar dos anos, o cenário inicialmente previsto sofre algumas perturbações: a mala perde-se, e as condições na cidade tornam-se precárias quando o gerador que lhe fornece energia de que depende começa a falhar e a comida começa a escassear.
O filme baseia-se num livro da escritora Jeanne Duprau. Mas para os mais atentos, é fácil reparar na semelhança do enredo com o do filme de animação "WALL-E". No entanto a facto de "City Of Ember" não recorrer à animação, em conjunto com uma temática diferente, dá um aspecto mais adulto ao filme. É, ainda assim, um filme capaz de agradar a toda a família.
Visualmente, estamos perante uma obra muito interessante. Os efeitos especiais são, de uma forma geral, de muito bom nível e bastante convincentes. Uma nota muito positiva para a fotografia, que consegue transmitir a realidade de uma cidade que vive nas profundezas da Terra, sem qualquer iluminação natural. E a sequência inicial, onde a cidade de Ember nos é apresentada, está também muito bem conseguida. Mas não está isento de problemas, começando pelas personagens. Estas são muito pouco desenvolvidas, desconhecendo-se praticamente toda a sua vida até ao momento em que nos são apresentadas, o que prejudica a nossa empatia com elas. Da mesma forma, notam-se algumas falhas no enredo, algumas situações que podiam ser relatadas de uma forma diferente, e ainda alguns momentos que requeriam cenas anteriores para uma maior consistência da história, e que simplesmente não existem.
Um filme de aventura para toda a família, que cumpre a missão de entreter tanto crianças como adultos, mas longe de ser uma referência dentro do género.
O melhor: os cenários e a iluminação.
O pior: história com muito pouca profundidade e com algumas decisões de realização dúbias.
Alternativas: WALL-E (2008), The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe (2005), Sen To Chihiro No Kamikakushi (2001)
Classificação IMDB: 6.5/10
Classificação RottenTomatoes: 5.6/10
Sem comentários:
Enviar um comentário