sábado, 14 de fevereiro de 2009

The Express (2008)

Género: Desporto/Drama/Biografia
Realizador: Gary Fleder
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.

"The Express" é um filme baseado numa história real. Nele acompanhamos a vida de Ernie Davis, um negro de raízes humildes, que ficou conhecido para a história como "O Expresso de Elmira". Criado num ambiente de pobreza nos subúrbios da Pennsylvannia, a sua vida não era fácil devido à discriminação racial de que era alvo. Mudou-se com a mãe para os subúrbios de Nova Iorque, e começou a dar nas vistas no início da década de 50, no liceu de Elmira, onde se destacou como um tremendo atleta, principalmente no futebol americano, basquetebol e basebol, mas também como um aluno aplicado. Facilmente captou o interesse de mais de cinquenta universidades, que procuravam jovens talentosos para as suas equipas, oferecendo-lhes de bolsas de estudo. Acabou por ingressar na universidade de Syracuse, para fazer parte da equipa de futebol americano. Aqui voltou a sentir a discriminação e a intolerância por causa da cor da sua pele. Ernie terá de ir buscar dentro de si as forças para ultrapassar os obstáculos, numa América em que Martin Luther King começava a levantar a sua voz, e casos como o de Rosa Parks eram ainda comuns. Curiosamente, a força que demonstrava nos relvados servia como inspiração aos negros que lutavam contra a discriminação racial, tornando-o num ícone da causa.

Muito há ainda a contar da história deste homem, por isso aconselho a visualização deste filme. É um filme de desporto, sim, mas é também muito mais que isso. É um filme que mostra a vida de um homem extraordinário, que se tornou uma lenda do desporto, e que quebrou e ajudou a quebrar muitas barreiras, num país que olhava primeiro para a cor da pele e só depois para a pessoa que estava debaixo dela.

O filme, apesar da ser um filme de desporto, consegue agradar até mesmo aqueles que não prestam muita atenção ao desporto, ou ao futebol americano em particular. As performances dos actores estão muito boas, desde Rob Brown (Ernie Davis) a Dennis Quaid (o treinador da equipa de Syracuse), e tecnicamente não há nenhum aspecto a realçar.

Provavelmente o melhor filme do género que vi nos últimos tempos, e que recomendo sem qualquer dúvida.

O melhor: a vida inacreditável de Ernie Davis.
O pior: algumas (muito poucas) situações parecem algo fantasiadas.
Alternativas: Jerry Maguire (1996), Cinderella Man (2005), Raging Bull (1980)

Classificação IMDB: 6.9/10
Classificação RottenTomatoes: 6.2/10

Sem comentários: