Género: Biografia/Drama
Realizador: Oliver Stone
Com: Josh Brolin, Richard Dreyfuss, James Cromwell e Ellen Burstyn, entre outros.
Página oficial
Trailer
Poster encontrado aqui.
Este é filme que conta a vida de George W. Bush, sem dúvida um dos presidentes norte-americanos mais polémicos de sempre. O filme cobre os acontecimentos mais marcantes da sua vida, desde 1967, quando entrou para a universidade, passando pelos seus tempos de trabalho na extracção de petróleo, a sua candidatura a governador do Texas e culminando no período em que foi presidente dos Estados Unidos da América.
George W. Bush é retratado, na minha opinião, da forma mais autêntica e imparcial que alguma vez vi pois, sendo a figura controversa que é, desperta amores e ódios que perturbam a real percepção da sua personalidade. Este filme só deve ser visto com a mente aberta, desprovida de qualquer preconceito, caso contrário perde todo o seu propósito.
O ritmo do filme é algo confuso, com saltos no tempo entre os acontecimentos, ao invés de seguir a tradicional ordem cronológica. Foi uma decisão corajosa, para tentar enquadrar algumas facetas do protagonista, mas na minha opinião o resultado não foi o melhor. Quanto às performances a salientar, Josh Brolin e Richard Dreyfuss desempenham na perfeição os papéis de George W. Bush e Dick Cheney, respectivamente, e Condoleezza Rice é representada por uma convincente Thandie Newton.
Tal como referi, este é um filme para ver de mente aberta. Se for esse o caso, conseguimos encontrar uma obra que nos ajuda a compreender melhor o homem em questão.
O melhor: um retrato de George W. Bush que tenta ser o mais imparcial possível.
O pior: é discutível se algumas situações retratam a realidade ou apenas servem para justificar a visão apresentada.
Alternativas: Malcolm X (1992), Truman (1995), Nixon (1995)
Classificação IMDB: 6.8/10
Classificação RottenTomatoes: n/a
Sem comentários:
Enviar um comentário